Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

sábado, 25 de agosto de 2012

Seminário comemora 75 anos com a grande festa de Santa Teresinha 2012



RETIRO

RETIRO

Chega convite de todos os que fazem o Grupo de Jovens Filhos da Imaculada Conceição do Alto da Liberdade, convidam toda a juventude para o nosso 1º dia de retiro para a juventude, procure-nos e escreva-se ou ligue: 96366896.




quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sentido do Sacerdócio



Dom Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB

"Ser padre, somente padre e totalmente padre". A frase dita a Dom Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, por seu pároco, quando ele pensava em ir ao seminário, continua servindo de alicerce para sua vocação. E é a experiência que ele, hoje como Arcebispo de Palmas (TO) continua passando para todos os que desejam ser padres ou aqueles que já o são.

Nesta semana, que a Igreja celebra a vocação dos Ministros Ordenados - bispos, padres e diáconos -, Dom Pedro afirma que só quem busca viver a dimensão dessa frase conseguirá vencer no seu ministério sacerdotal, pois a vida sacerdotal é muito bela, mas é exigente.

"Não dá para ser padre só nos momentos de alegria, mas é preciso sê-lo também nas noites difíceis, nos momentos de tribulação", destaca o arcebispo.

Acompanhar e fortalecer os que exercem o ministério é uma preocupação da Comissão para os Ministérios Ordenados, que tem desenvolvido um trabalho de formação permanente, aconselhamento e orientações para que os padres não se sintam desamparados diante das dificuldades encontradas.

"A vida é uma luta e quem vai vencer é aquele que tiver mais preparado", diz Dom Pedro.

O acompanhamento também é feito com aqueles que estão no seminário, entrando no processo de formação, para que não tenham uma visão superficial da vocação sacerdotal, mas consigam internalizá-la, se preparar bem para exercê-la.

Dom Pedro destaca ainda que a comunidade católica precisa "adotar" o padre que está em sua paróquia. "Os católicos não só cobrem e exijam a disponibilidade do sacerdote, mas tentem entender que nós somos humanos, temos coração, alma, somos frágeis, podemos adoecer... e a comunidade tem que nos adotar, na oração, rezando por nós".

Pastoreio

Segundo Dom Pedro, o "coração do ministério ordenado" está em cuidar e zelar por todas as pessoas que lhe são confiadas ao pastoreio.

Ele recorda que a missão do pastor está muito definida na Bíblia, tanto no Salmo 22, quanto no livro de Jeremias 23, que exorta os pastores que não cuidam das ovelhas, mas apenas de si mesmos, e também no Evangelho de João, capítulo 10, que fala sobre Jesus, o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas.

"A missão do pastor é cuidar do rebanho e para isso ele tem que conhecer o rebanho, se preocupar com ele, estar atento, vigilante. [...] O pastor na Igreja tem que reproduzir em sua vida as características do pastoreio de Cristo, dar a vida por suas ovelhas, amá-las, acima de tudo, e doar sua vida por elas", destaca o arcebispo.

Embora os ministros ordenados cuidem mais das pessoas, no âmbito espiritual, eles acabam cuidando delas por inteiro, o que engloba também as necessidades materiais. "Não é possível falar de Deus para uma pessoa morrendo de fome. Por isso a Igreja também trabalha com as pastorais sociais, para zelar pela pessoa como um todo", explica Dom Pedro.

O chamado

"Toda vocação representa uma resposta ao chamado de Deus. O Senhor chama todas as vocações por que ele ama a cada pessoa e a chama para uma missão específica, para um serviço", afirma o bispo.

Dom Pedro explica que o vocacionado, em geral, tem duas grandes missões: primeiramente estar com o Senhor, ouvir Suas palavras, e consequentemente, partir em missão, cuidar dos outros e ajudá-los a fazer a mesma experiência.

Na Igreja, quem faz bem esse papel são os ministros ordenados, disse o bispo. "Eles têm esse papel de ajudar na oração, no aconselhamento, na catequese, na maturação da vocação da pessoa, ministrar os sacramentos e evangelizar. Fundamentalmente é essa a missão do ministro ordenado. Alguém que represente Cristo e o ajude na divulgação do seu Evangelho".

Pe. Theodoro é internado na Holanda depois de AVC




O padre Theodoro Snijders , ex-pároco da Paróquia de Apodi, que se encontra na sua terra natal, Holanda, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, no último sábado e está internado na UTI.


Vamos rezar pela sua plena recuperação.

III Romaria da Família no Santuário do Lima- Patu- RN









quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dom Delson deixa a Diocese de Caicó para assumir como bispo de Campina Grande


Após 6 anos e 10 meses de pastoreio, o Bispo da Diocese de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, seguirá para outra diocese. O anúncio oficial aconteceu nesta manhã, quarta-feira (08/08), através da cadeia de rádio formada pelas emissoras da Diocese, Rural AM e FM e Rural de Parelhas e rádio Caturité de Campina Grande. A Diocese de Campina Grande/PB está vacante a cerca de um ano, desde a saída de Dom Jaime Vieira Rocha para a Arquidiocese de Natal.
O Santo Padre, o papa Bento XVI, realizou a  transferência de Dom Delson na manhã de hoje, 8 de agosto, para a diocese vacante de Campina Grande (PB).
Dom Manoel nasceu Biritinga (BA) em 1954. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário São Francisco de Assis, em Nova Veneza (SP). Tem mestrado em Ciência da Comunicação, na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, e licenciatura em letras pela Universidade Católica de Salvador (BA).
Dom Manoel Delson também foi ministro provincial em Salvador (1998 e 2001) e exerceu o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à cúria geral dos Capuchinhos (2002 a 2006).
Seu lema episcopal é “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).
Que o Espírito Santo o ilumine, dê sabedoria, discernimento e fortaleza em seu novo pastoreio, e que Maria Santíssima o cubra com o seu manto santo e o abençoe para que seja feliz em sua missão de pastor diocesano de Campina Grande.
Setor de Comunicação – Diocese de Caicó.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

1ª missa de Pe Fred Gurgel













Fotos da Ordenação Presbiteral de Fred Gurgel









Feliz DIA DO PADRE


Papa Bento XVI e Dom Mariano Manzana

Padre Flávio Augusto
Pe Carlinhos 
 Pe Ricardo
 Pe Erivon
 Pe Eliseu
 Pe Augusto
 Pe Claudenis
 Pe Dário
 Pe Chagas
 Pe Milton
 Pe Possídio
 Pe Luiz
 Pe Netinho
 Pe João Alfredo
 Pe Francisco
 Pe Sátiro
 Pe Neto
 Pe Joao e Monsenhor Hamilcar
 Pe Guimarães
 Pe Rierson
 Pe Tavalcy
 Pe Francinaldo
Pe Ivan
 Pe Canindé
 Pe Janedson
 Pe Walter
 Pe Osvaldo
 Pe Charles
 Pe Severino
 Pe Jorge
 Pe Robério
 Pe Crisanto
 Pe Gerônimo
 Pe Valdeci
 Pe Maciel

 Pe Raimundo
Pe Jeorge

Pe Fred Gurgel

 "Vós, caros presbíteros, sois a grande riqueza, o dinamismo, a inspiração pastoral e missionária, lá na base, onde vivem em comunidade nossos batizados. Sem vossa determinante decisão de remar mar a dentro (Duc in altum) para a grande pesca, à qual o próprio Senhor vos convoca, pouco ou nada acontecerá em âmbito de missão urgente, seja 'ad gentes' seja nos territórios de antiga evangelização". Cardeal Hummes


O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou "homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico".
Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas, cuja vida e santidade comprovadas estimulam a uma vida de fé em comunhão com a vontade de Deus. Tendo em vista essa explicação, vamos entender por que a Igreja o escolheu como exemplo a ser seguido pelos sacerdotes, na condução de seus rebanhos.
Esse santo homem nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por muitas dificuldades, por conta das poucas habilidades, foi ordenado sacerdote. Mas o bispo que o ordenou acreditou que o seu ministério não seria o do confessionário, entendendo que sua capacidade intelectual seria muito limitada para dar conselhos.
Então, ele foi enviado para a pequenina Ars, no interior da França, como auxiliar do padre Balley, o mesmo que vislumbrou, por santa inspiração, seu dom de vocação, e por confiar nele o preparou para o sacerdócio. E esse pároco, outra vez inspirado, acreditou que o dom dele [São João Maria Vianney] era justamente o do conselho e o colocou servindo no confessionário.
Assim, padre João Maria Vianney, homem justo, bom, extremado penitente e caridoso, converteu e uniu toda Ars. Amado e respeitado por todos os fiéis e pelo clero da Igreja, sua fama de conselheiro correu por todo o mundo cristão. Assim, ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja. Conhecido também como “Cura d’Ars”, mais tarde, foi o pároco da cidade, onde morreu em 1858, sendo canonizado em 1925.
Sem dúvida, São João Maria Vianney é o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: "Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes". Ser padre é isso, exatamente a vida inteirinha do seu padroeiro.

  
A Diocese de Mossoró parabeniza todos os padres pelo seu dia. Ela reforça o convite para que todos se animem sempre na direção de construir uma identidade presbiteral que fortaleça a presença e o serviço na Igreja e no mundo.

 FELIZ DIA DO PADRE !!