Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cirio de Nazaré reuniu mais de dois milhões de fiéis em Belém


O segundo domingo de outubro de 2011, em Belém teve como destaque a procissão do Círio de Nazaré. Mais de dois milhões de turistas, devotos e fiéis de Nossa Senhora de Nazaré foram às ruas louvar Nossa Senhora. A procissão teve início depois das 6h30, logo após a tradicional missa em frente à Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha. A celebração que antecede a romaria foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e concelebrada por bispos convidados e sacerdotes, que também contarão com o serviço de inúmeros diáconos. Após a Missa, a Imagem da Virgem percorreu cerca de 3,6 Km de distância, com a chegada na Praça Santuário de Nazaré.

Assim como em todas as 11 romarias oficiais, durante todo o trajeto do Círio foram prestadas várias homenagens à imagem de Nossa Senhora, além dos devotos que realizaram diversas manifestações de fé para fazerem seus pedidos, agradecer às graças alcançadas e pagar suas promessas. As ruas e casas se enfeitaram especialmente em homenagem à Santa. Após a grande procissão, a Imagem da Virgem fica exposta no altar da Praça Santuário para a visita dos fiéis durante os 15 dias da quadra nazarena.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré remonta ao início da colonização portuguesa. O termo Círio vem da palavra latina "cereus", que significa vela ou tocha grande. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo, o termo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui em Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Estado.

Corda - A Imagem da Santa Peregrina foi conduzida dentro da Berlinda, e puxada por um dos principais ícones do Círio, a Corda, onde fica boa parte dos devotos. A Corda foi inserida no Círio em 1855, quando, em decorrência das fortes chuvas, a feira do Ver-o-Peso ficava inundada. A solução foi atar cordas a fim de que os romeiros pudessem desatolar a Berlinda e agilizar a romaria. Com 400 m de extensão foi puxada por cerca de oito mil fiéis. Na Trasladação e Círio a Corda foidividida em núcleos (da Cabeça e da Berlinda) e estações (são cinco, ao todo). O núcleo da cabeça tem 11 metros e comporta 92 pessoas. Em cada estação são comportados 48 promesseiros.

Este ano, a Diretoria da Festa de Nazaré e a Arquidiocese de Belém lançaram uma campanha para evitar o corte antecipado da corda do Círio e da Trasladação. A campanha foi motivada pela necessidade de manter vivo este símbolo tão importante da devoção à Nossa Senhora e, também, para evitar possíveis acidentes durante as procissões. Durante o Círio, agentes da Polícia Civil e Militar, além dos Guardas de Nazaré, estiveram o tempo todo em alerta para identificar pessoas suspeitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário