Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

22 DE OUTUBRO - JOÃO PAULO II



O dia que a Igreja definiu oficialmente para celebrar o Beato João Paulo II é dia 22 de outubro. Fazemos memória a esse grande homem de nossa época.

Primeira Paróquia no Brasil dedicada em honra do Beato João Paulo II

A Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) vai ter a primeira paróquia do Brasil, autorizada pela Santa Sé, a ter como padroeiro o Beato João Paulo II.

No dia 22 de outubro o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, oficializará a criação da Paróquia Beato João Paulo II.

Decreto de autorização do Vaticano:

Em junho de 2011, Dom Gil Moreira fez o pedido ao Vaticano para criar uma paróquia dedicada a João Paulo II. A resposta positiva da Congregação Para o Culto Divino e Disciplina de Sacramentos, instância do Vaticano que cuida desses processos, veio no dia 1º de julho.

De acordo com as normas da Igreja, a veneração a um beato é restrita, ou seja, não é toda paróquia que pode celebrar a festa, apenas aquela que o tem como padroeiro. Assim, o responsável pela paróquia, padre João Francisco Batista, acredita que o olhar de todo o Brasil vai se voltar para a cidade. “É um privilégio para a Arquidiocese conseguir prestar esse culto à sua memória”, finaliza o religioso.

O Beato João Paulo II foi beatificado na manhã de 1º de Maio de 2011, por Sua Santidade, o Papa Bento XVI em cerimônia que acolheu mais de um milhão de pessoas no Vaticano.

“Concedemos que o venerável servo de Deus, João Paulo II, papa, de agora em diante, seja chamado de beato e seja celebrado no dia 22 de outubro.”

Eis a versão portuguesa da Oração Coleta da liturgia da missa de João Paulo II:

Ó Deus, rico de misericórdia, 
que escolhestes o beato João Paulo II 
para governar a Vossa Igreja como papa,
concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, 
possamos abrir confiadamente os nossos corações
à graça salvífica de Cristo, único Redentor do homem.
Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário