Ele nos chama através da Igreja, essa Igreja que foi construída sobre Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”(Mt 16,18).
Texto: Pe. Júlio César Machado, mSc
O chamado que Cristo fez aos discípulos é dirigido, hoje, também a nós. Somos convidados por esse Jesus Ressuscitado a trilhar caminhos que nos levam ao amor, à solidariedade, ao compromisso… Caminhos que nos fazem olhar o próximo como alguém que Deus coloca em nossa vida para nos ensinar e aprendermos juntos… Caminhos que nos levam a viver em comunidade… Todos nós, homens e mulheres, somos convidados por Cristo a estarmos em Comunhão (comum-união) em torno do mesmo Deus verdadeiro, revelado por Ele. Com seu olhar penetrante e amoroso, Ele continua nos chamando, a todo instante.
Olhando para o chamado que Jesus fez aos seus discípulos, podemos imaginar que esses não resistiram ao seu convite e “deixando tudo” o seguiram. Para os discípulos, viver com Cristo e fazer a sua vontade era o que, daquele momento em diante, importava. Por isso foram capazes de “deixar tudo”. Cristo não se preocupou em saber se eram homens cultos, bons… Ele apenas chamou-os e depositou neles total confiança.
Como os discípulos, somos hoje, chamados por Cristo. Ele nos chama através da Igreja, essa Igreja que foi construída sobre Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”(Mt 16,18). Essa Igreja que é mãe, servidora, na qual fomos inseridos como filhos de Deus através do Batismo, assumindo o compromisso de ser sinais da presença de Deus aos outros, dentro da comunidade.
A vida em comunidade não se resume apenas à participação da Santa Missa. Ela se refere a algo mais comprometedor. Com isso podemos nos perguntar: Por que não assumimos o compromisso de ser catequista, de trabalhar nas pastorais do Batismo ou da Crisma ou da saúde ou carcerária ou do movimento de casais, da liturgia? Por que não valorizamos os diversos cursos promovidos pelas nossas paróquias e comunidades, cursos que nos ajudam a crescer na fé, a conhecer melhor a Igreja e a aderir mais a Jesus Cristo?
Somos vocacionados, isto é, chamados a ser Igreja no mundo moderno, através das diversas pastorais e movimentos, sabendo que a Igreja precisa de nós, que ela conta com a nossa disponibilidade.
Que aprendamos de Maria, mãe de Cristo e nossa mãe, a acolher a vontade de Deus em nossa vida, a estar atentos às necessidades da Igreja e dos irmãos e que, de coração aberto, possamos ouvir o apelo de Jesus Cristo que nos diz: “vem e segue-me!”.
Texto: Pe. Júlio César Machado, mSc é pároco no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Bauru, SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário