Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Paróquia de São Sebastião de Caraúbas comemora hoje 153 anos de criação

153 anos de criação

CRIAÇÃO DA PAROQUIA DE SÃO SEBASTIÃO DE CARAÚBAS.

Depois de terem iniciado a construção da Igreja Matriz, os caraubenses ficaram interessados pela possibilidade de se criar a paróquia de São Sebastião do povoado de Caraúbas. Obtiveram logo o apoio das autoridades eclesiásticas que fizeram relatórios e declarações explicando ao poder legislativo da província do Recife as necessidades de se criar esta.
Manoel Jácome afirma que: “Recebendo a representação dos habitantes de Caraúbas, acompanhados dos documentos mencionados, a Assembléia Legislativa da Província do Recife que os submete à apreciação das Comissões de Estatísticas, Eclesiásticas e de Justiça. Essas comissões eram constituídas pelos Deputados: Pe. Francisco de Paula Soares da Câmara, Dr. Firmino José Doria, Dr. Francisco Xavier Pereira de Brito, Srs. Joaquim Bernardo de Sá Barreto e João Crisóstomo Bezerra Cavalcante de Albuquerque, que, aos 03 dias do mês de agosto do ano de 1858, apresentaram um projeto elevando a categoria de Matriz a Capela de São Sebastião do povoado de Caraúbas, da freguesia do Apodi. Projeto esse que fora aprovado imediatamente, e a 1º de setembro daquele mesmo ano o Dr. Antonio Marcelino Nunes Gonçalves, Presidente da província, sancionava o aludido projeto que, convertido em lei, tomou número 408. Estava deste modo, concretizada a justa e legitima aspiração do povo de Caraúbas”.
Hoje a paróquia de São Sebastião de Caraúbas comemora 153 anos de criação, tendo a frente o pároco Francisco das Chagas Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário