A Diocese de Santa Luzia de Mossoró, criada em 28 de julho de 1934 e instalada em 18 de novembro do mesmo ano é a porção do povo de confiada atualmente a Dom Mariano Manzana, desde 17 de outubro de 2004, para que a pastoreie em cooperação com o presbitério, de tal modo que, uinda a seu Pastor e por ele congregada no Espírito Santo mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma igreja particular, na qual verdadeiramente está e opera a uma Santa Católica e Apostólica Igreja de Cristo.
A Visita Pastoral que será realizada apartir de 2010 é um direito e um dever que compete ao nosso bispo; o conhecimento direto que, Dom Mariano, tomará das condições do território a ele confiado, para revelar as necessidades e prover com zelo e caridade. Trata-se de um meio absolutamente necessário para o bom governo de seu território: "O Bispo é obrigado a visitar cada ano a Diocese, total ou parcialemnte, de modo que a visite ao menos cada cinco anos, por si ou, estando legalmente impedido, pelo Bispo coadjutor, pelo auxiliar, pelo Vigário Geral ou episcopal, ou por outro presbítero" (CDC, cân. 396 § 1).
Estão sujeitos à visita episcopal ordinária as pessoas, as instituições católicas, as coisas e os lugares sagrados que se encontram no âmbito da Diocese.
O Bispo pode visitar os membros dos institutos religiosos de direito pontifício e as suas casas somente nos casos expressos pelo direito.
Na visita pastoral o Bispo procura:
- Conhecer a realidade;
- Anunciar a Palavra de Deus;
- Celebrar os mistérios da Fé, principalmente o mistério eucarístico, como sinal de unidade;
- Esclarecer as dúvidas;
- Animar os agentes de pastoral, Animadores de Comunidades, e líderes dos diversos Grupos;
- Orientar e reanimar os fiéis, especialmente os juvens, em vista de uma ação apostólica mais intensa;
- Avaliar a eficiência das estruturas destinadas ao serviço pastoral;
- Tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização;
- Informar-se sobre a administração da igreja matriz e das capelas.
A Visita Pastoral na Paróquia de São Sebastião de Caraúbas está marcada para setembro, de 11 a 18. O Bispo ficará na paróquia toda a semana, visitando as capelas e comunidades rurais, confessando e celebrando.
Ontem a noite, 16, Padre Francisco teve o primeiro contato com a equipe que ele denomina "Equipe de Visita do Bispo", composta de paroquianos de diversos segmentos, movimentos e pastorais de nossa paróquia.
Padre Francisco destacou a importância de se realizar uma Visita Pastoral tão importante e pediu a todos empenho e dedicação. A próxima reunião ficou marcada para o dia 24 de maio, às 19hs, no CIS. Todos os caraubenses estão convidados para esta "empreitada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário