Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Missa de 7º dia em memória de arcebispo será no sábado

A missa de sétimo dia em memória do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, será celebrada no próximo sábado (3), às 10 horas, na Catedral Metropolitana de Campinas. A igreja católica de Campinas se mantém em luto oficial neste período, mas o Conselho Arquidiocesano tem o próximo domingo (4) para indicar o nome de um padre que assumirá temporáriamente as atribuições do arcebispo. Não há previsão para a nomeação de um novo arcebispo para Campinas. O nome do sucessor deve ser confirmado pelo papa Bento XVI. Até sábado, a cripta ficará aberta para visitação.


Pelo menos 4 mil pessoas, de acordo com a avaliação da Polícia Militar, acompanharam a missa de corpo presente e sepultamento do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, na manhã desta terça-feira (30), na Catedral Metropolitana, no Centro. Às 10h, o cardeal Dom Odilo Scherer iniciou a missa exequial, que antecedeu o sepultamento. O religioso morreu na tarde de domingo (28), em São Paulo. Na segunda-feira (29), o velório reuniu cerca de oito mil fiéis. Autoridades e membros do alto clero, como o cardeal de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, e o cardeal de São Paulo, Dom Frei Cláudio Hummes, presidiram a celebração. O corpo de Dom Bruno foi sepultado na cripta da Catedral às 11h45.
Dezenas de coroas de flores enfeitaram a Catedral. Do lado de fora, houve fila para entrar no velório na segunda-feira. No altar da igreja padres e bispos de várias cidades ajudaram a celebrar sete missas.
O arcebispo coordenava com entusiasmo a restauração do prédio da Catedral. O arcebispo era responsável pelo trabalho da igreja em nove cidades que fazem parte da arquidiocese de Campinas. Lembrado pelo bom humor, pela simpatia e principalmente porque fazia questão de estar perto da comunidade. Além dos compromissos oficiais como arcebispo, costumava visitar as paróquias nos bairros.

Morte

Dom Bruno morreu às 15h do domingo, aos 61 anos, no Hospital Bandeirantes em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. O religioso sofria de problemas renais e foi internado na terça-feira (28) no Hospital Celso Pierro, da PUC-Campinas, após uma hemorragia digestiva alta. Durante a semana ele teve uma crise convulsiva. Na sexta-feira (26), ele foi transferido para o hospital na capital paulista para ter acompanhamento de médicos especialistas em doenças do rim.
A assessoria de imprensa da catedral explicou que agora um colegiado formado por sete padres tem uma semana para escolher um padre administrativo até que o papa Bento XVI nomeie um novo arcebispo. Não existe um prazo para esta nomeação.

Fonte: Eptv/Globo/Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário