Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Imprensa repercute posse do novo Arcebispo de Natal



TRIBUNA DO NORTE



Em sua primeira missa, enquanto Arcebispo Metropolitano de Natal, celebrada neste Domingo na Catedral, Dom Jaime Vieira Rocha evidenciou os sentimentos de gratidão e esperança e reafirmou a vontade de manter a marca no campo social. Por ser "filho da Igreja de Natal", o novo arcebispo assegurou se dedicar com amor maior e sem medida a Missão à frente da Igreja católica no Rio Grande do Norte. Consolidando uma tradição de bispos potiguares no comando da arquidiocese do Estado, Dom Jaime é o sexto a ocupar a função, em sucessão a Dom Matias Patrício, que estava no cargo desde 2004 e renunciou por ter alcançado o limite de idade para exercer a função, que é de 75 anos. A missa começou por volta das 10h20, após a solenidade de posse de Dom Jaime Vieira.

Em seu discurso, o religioso relembrou que há 16 anos celebrava, também na Catedral Metropolitana de Natal, a missa de despedida da Diocese de Natal para assumir a Diocese de Caicó, onde permaneceu de 1996 a 2005. Desde então, era bispo de Campina Grande, na Paraíba. Dom Jaime citou a bula, escrita pelo então papa João Paulo II, à época de sua Ordenação episcopal, em 1996, que o chamava de 'filho dileto".

DIÁRIO DE NATAL

Um novo pastor para o rebanho


A partir de ontem, Natal tem um novo pastor para seu rebanho católico. Os diocesanos de    Natal, cuja Arquidiocese engloba quase 90 municípios, receberam como novo arcebispo, o sexto da história da circunscrição eclesiástica, Dom Jaime Vieira Rocha, em substituição a Dom Matias Patrício, que estava no cargo desde 2004 e renunciou por ter alcançado o limite de idade para exercer a função, que é de 75 anos. Esta é a segunda vez que Dom Jaime substitui Dom Matias em uma diocese. A mesma situação aconteceu em Campina Grande, no ano de 2004, de onde Dom Jaime vem agora. A nomeação como Arcebispo de Natal, feita pelo Papa Bento XVI, ocorreu ainda em 21 de dezembro do ano passado, mesma data em que foi acolhida a renúncia de Dom Matias e a sua transformação em Administrador Apostólico enquanto a posse não ocorria.
A posse de Dom Jaime Vieira foi firmada em uma celebração na Catedral Metropolitana e contou com a presença de todos os padres e diáconos da Diocese, além de centenas de fiéis da Arquidiocese de Natal, e, também de outras dioceses, como Caicó e Campina Grande. A chegada do novo arcebispo de Natal aconteceu às 8h30, quando Dom Jaime chegou à igreja e foi recepcionado pelo pároco da catedral, padre Aerton Sales. Em seguida, houve o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, em frente ao templo católico. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregou ao Arcebispo as chaves da cidade e no mesmo local, Dom Jaime foi saudado pela governadora Rosalba Ciarlini.


NO MINUTO


A Arquidiocese de Natal empossou neste domingo (26) o sexto Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. A celebração contou com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis, da Arquidiocese de Natal, e, também de outras Dioceses, como Caicó e Campina Grande (PB), além de autoridades do Estado que lotam a Catedral Metropolitana.
No Rito Inicial da celebração, o chanceler da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, apresentou as “Letras Apostólicas” (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal). 
O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passou o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano. Após, o novo Arcebispo foi saudado pelo Padre Edilson Soares Nobre. Em seguida, todo o clero da Arquidiocese se aproximou de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. Depois, a missa seguiu o rito normal. No final, foi feita a leitura da ata da posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário