Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bento XVI lamenta a morte do Papa Copta Shenouda III


Egípcios cristãos se reúnem em luto pela morte do Papa Shenouda III, do lado de fora da Catedral de Abassiya, no Cairo
Foto: REUTERS 

CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI disse neste domingo que a Igreja Católica compartilha a dor da Igreja Ortodoxa Copta pela a morte de seu patriarca, o Papa Shenouda III, falecido no sábado, aos 88 anos, e enviou uma mensagem de condolências ao Egito.
Shenouda III liderou a minoria cristã egípcia por mais de 40 anos, em meio a tensões crescentes com a maioria muçulmana. Bento XVI pediu maior proteção para os cerca de dez milhões de cristãos egípcios diante da recente onda de ataques de islâmicos fundamentalistas. Em seu discurso de domingo, Bento XVI ainda pediu orações pelo descanso de Shenouda III, um "servo fiel de Deus". O antecessor de Bento XVI, o Papa João Paulo II se reuniu com Shenouda III em 2000, durante sua viagem ao Cairo.
Milhares de cristãos se reuniram neste domingo, do lado de fora da Catedral de Abbasiya, no Cairo, para prestar suas últimas homenagens ao Papa Shenouda III, onde o corpo dele foi inicialmente colocado em um caixão e depois sentado sobre um trono cerimonial com vestes religiosas vermelhas e uma mitra dourada em sua cabeça.
O enterro de Shenouda III está previsto para ocorrer no mosteiro de Wadi Natrun, no noroeste do deserto do Cairo, para onde o Papa foi banido em 1981 pelo então presidente do Egito, Anwar Sadat, depois de criticar o modo como o governo estava lidando com as insurgências islâmicas na década de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário