Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Galhetas: o que é isso?




Galhetas são duas jarrinhas de vidro que ficam sobre o altar. Numa vai a água e na outra o vinho ainda não consagrado.

A água usada na celebração deve ser pura e natural. Serve para purificar as mãos do Sacerdote após o ofertório, e dos Ministros antes e depois as distribuição da Eucaristia. No momento da purificação o sacerdote profere em voz baixa estas palavras: ”Lavai-me Senhor das minhas culpas e purificai-me dos meus pecados”

A água também é colocada dentro do cálice contendo o vinho - apenas uma gota - no momento do ofertório (antes da Consagração), para simbolizar a união da nossa humanidade com a Divindade de Jesus. No final da Missa igualmente é usada para purificar o cálice e a âmbula (cálice com tampa onde estavam as Hóstias), quando o sacerdotes bebe este pouco de água contendo partículas da Pão Eucarístico, a fim de que nenhuma se perca.

CURIOSIDADE: Você sabe como são lavados aqueles pequenos panos (Sanguíneo, Corporal e Manustérgio) usados na Missa? Se você acha que eles são lavados normalmente na máquina de lavar ou separadamente em uma pia comum, está enganado!!!

Pelo fato deles conterem partículas da Hóstia consagrada (o Corpo de Jesus) e do Vinho consagrado (o Sangue de Jesus), elas são colocadas primeiramente de molho sem sabão, apenas com água, separadas de outras peças. A água onde elas ficaram de molho é jogada em uma terra ou vaso que contenha terra, ficam de molho novamente, a água vai novamente para a terra e depois sim lavadas com sabão normalmente. Também existem conventos onde as pias possuem o seu encanamento de saída ligado diretamente à terra e não na rede de esgotos como é comum. Assim, os paninhos litúrgicos podem ser colocados de molhos em uma bacia e, em seguida, a sua água ser despejada diretamente nesta pia especial. Depois, podem ser lavados em água corrente normalmente, pois a água irá diretamente para a terra.

Por isso, a água usada na Missa para purificação ("limpeza") do cálice e âmbula, como dissemos acima, não é jogada fora de qualquer maneira; é bebida pelo Sacerdote no final do Rito da Comunhão. Por outro lado, a água usada para lavar as mãos dos Ministros, não é bebida, mas jogada em vasos com terra, diretamente na terra ou nesse tipo de pia já explicado, após o término da Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário