Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Três beatos brasileiros estão na fila para se tornarem santos


Reprodução
A primeira na fila da canonização é Albertina Berbenbrock, de Santa Catarina. A missa de beatificação está marcada para o dia 20 de outubro. Ela é conhecida como a Maria Goretti (santa italiana que, em 1902, teve morte semelhante à de Albertina) brasileira.

História
Albertina nasceu em 11 de abril de 1919, no município de Imaruí (SC). Foi assassinada no dia 15 de junho de 1931, aos 12 anos de idade, depois de uma tentativa de estupro. Ela está enterrada dentro da Igreja São Luiz, construída no local crime. A ela foram atribuídos milagres após sua morte violenta. Os milagres seriam obtidos por invocação junto a seu túmulo, o que motiva peregrinações.

Reprodução
No dia 21 de outubro, será realizada a missa de beatificação do padre espanhol Emanuele Gómez González, que viveu em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. Ele era um missionário e o único padre na região do Alto Uruguai.

História
Foi assassinado por causa de suas crenças religiosas no dia 21 de maio de 1924. Emanuele visitava as comunidades do Alto Uruguai acompanhado do coroinha Adílio Daronch, que também foi morto.

Reprodução
O coroinha brasileiro Adílio Daronch, que acompanhava o padre Emanuele nas peregrinações pela região do Alto Uruguai, também terá sua missa de beatificação no dia 21 de outubro. Há indícios de que as mortes de Adílio e do padre Emanuele podem estar relacionadas a problemas fundiários. Eles davam sepultura digna a pessoas mortas por questões de terra e jogadas em uma cachoeira.

História
Os dois foram assassinados em uma emboscada entre as cidades de Três Passos e Nonoai, por soldados provisórios durante a Revolução de 1923, no Rio Grande do Sul. Ambos viajavam a cavalo. Eles foram encontrados amarrados em duas árvores. A repercussão das mortes fez com que o local da emboscada se tornasse um ponto de romaria, onde os fiéis fazem seus pedidos. Os restos mortais dos dois religiosos estão no Mausoléu ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, em Nonoai.

Reprodução
Em Salvador (BA), no dia 25 de novembro, será realizada a missa de beatificação da irmã Lindalva Justo de Oliveira. Ela nasceu no município de Açu, no Rio Grande do Norte, em 1953.

História
Lindalva coordenava o Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, onde cuidava de 40 idosos do pavilhão masculino. Ela foi assassinada na Sexta-feira Santa de 1993, com 44 facadas, por Augusto da Silva Peixoto, um dos abrigados. Peixoto tinha 43 anos, mas foi acolhido no abrigo de idosos. Ele assediava irmã Lindalva e a matou depois de ter recusadas as suas vontades sexuais. Os restos mortais dela estão na capela do abrigo onde ocorreu o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário