Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010




Uma multidão de aproximadamente 120 mil pessoas prestigiou o encerramento da Festa de Santa Luzia 2010. A estimativa é da Polícia Militar. De acordo com o coronel Eliezer Rodrigues, a PM calcula que aproximadamente 90 mil pessoas acompanharam a procissão e outras milhares ficaram em pontos fixos - nas esquinas por onde o cortejo religioso passou e ao redor da Catedral.
A temperatura amena e o céu nublado colaboraram com a intensa participação popular no encerramento da festa da padroeira. O trânsito próximo à Catedral começou a ficar congestionado às 16h, mas muitas pessoas preferiram fazer o trajeto a pé até a igreja. Alguns se destacavam por estarem descalços e vestindo as cores da santa - verde e vermelho. Homens, mulheres, crianças, idosos e famílias inteiras - uma legião de devotos. "Todos os anos eu venho pagar minha promessa", disse a aposentada Joana Silveira, vestida como Santa Luzia. Aos 64 anos, ela seguia o trajeto com os pés descalços.
O balanço da festa é positivo. Milhares de fiéis lotaram as missas durante todo o dia 13. Dezenas de ônibus de romeiros vieram a Mossoró trazendo devotos para participar do festejo religioso, alguns, como os romeiros de Russas/CE não puderam esperar a procissão e, devido ao horário, foram embora após a última novena. Foi servido almoço para mais de mil pessoas no Colégio Municipal Joaquim da Silveira Borges. Na procissão, a sonorização foi um dos pontos fracos e apresenta-se como um desafio para a festa do próximo ano.
Durante a cerimônia de encerramento, o padre Flávio Augusto, coordenador da Festa anunciou que para 2011 serão realizadas três novenas, sendo uma voltada especialmente para as crianças. Outra novidade anunciada foi a expansão do Oratório de Santa Luzia, que em 2011 visitará outras cidades do Estado.
A intenção, de acordo com Pe. Flávio, é que a pré-estreia ocorra em Pau dos Ferros, durante a Festa da Imaculada Conceição. O Oratório 2011 será apresentado em seu período regular durante a Festa de Santa Luzia, e em seguida será levado para Natal. "É importante que outras cidades vejam a beleza desse espetáculo", disse Pe. Flávio, que aproveitou o momento para pedir a colaboração da senadora e governadora eleita Rosalba Ciarlini. "Para que isso seja possível é necessário o incentivo da Lei de Cultura", complementou o religioso. Há dez anos o Oratório é patrocinado pela Cosern, através da Lei de Incentivo Câmara Cascudo.
Também discursaram o pároco de Santa Luzia, Pe. Walter Collini. e o bispo Dom Mariano Manzana, além da prefeita Fafá Rosado e da governadora eleita Rosalba Ciarlini. Esta última foi fortemente aplaudida e lembrou em seu discurso a importância de Monsenhor Huberto Bruening e Monsenhor Américo Simonetti. Rosalba pediu ainda que Santa Luzia iluminasse seu caminho: "Peço a bênção de Santa Luzia e que ela me dê muita luz para fazer um bom governo".
Outras autoridades prestigiaram o encerramento da festa da padroeira, como Garibaldi Alves, José Agripino, Betinho Rosado, Felipe Maia, Sandra Rosado, Larissa Rosado, o reitor da Uern, Milton Marques, além de vereadores e secretários municipais.

ANDOR — Imponente, com quatro mil flores, o andor de Santa Luzia chamou atenção pela sua beleza, tendo como destaque as cores amarela e branca. Uma equipe composta por dez artistas plásticos, sob a coordenação do vereador Flávio Tácito e dona Marizete, montou o andor em três dias. Foram usados os seguintes tipos de flores: lírios, boca de leão, chuva de ouro, botões, Sorriso de Maria, Tango Amarelo, Lisianto, dentre outras.
Responsável pela ornamentação há 26 anos, Flávio Tácito revela que já pensa no andor do próximo ano: "Virá todo de branco para simbolizar a paz e a pureza", conclui.

VOLUNTARIADO — Para ressaltar a importância das equipes que trabalham na organização, de forma voluntária, todos foram chamados para o patamar da igreja. Nos telões, o público pôde ver imagens dos bastidores, com fotos das pessoas que durante quatro meses trabalharam na etapa preparatória e durante os dez dias de festa. O encerramento contou ainda com a última apresentação do Oratório de Santa Luzia.

Fonte: Blog da Diocese de Mossoró
Texto- Iuska Freire
Jornal Gazeta do Oeste
Fotografia- Roberta Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário