Aproveitemos a oportunidade para evangelizar, educar e ensinar
Neste episódio, Pedro expressa o sentimento que há no coração de todo homem: há momentos em que nós percebemos claramente o pensamento de Deus e falamos as coisas que Ele nos segreda aos nossos ouvidos. Outras vezes nós somos levados, em função de nossa humanidade fraca e débil, a expressarmos o pensamento do mundo: rejeitamos o sofrimento e repudiamos tudo o que possa vir para nós como mudança de planos. Nunca aceitamos ser humilhados e o nosso orgulho logo se exaspera quando alguém nos acena com esta perspectiva. No entanto, Jesus tinha consciência da sua missão e sabia que não seria fácil conquistar a nossa salvação. Ele tinha ideia de que deveria sofrer e ser rejeitado pelas autoridades e até mesmo pelo povo, porém o que O fazia permanecer firme era a certeza de que o Pai O ressuscitaria no último dia.
Saber esperar o dia certo deveria ser para nós uma motivação, porém, o que ocorre é o contrário, pois queremos ter tudo nas mãos e com muita facilidade. Não admitimos a dificuldade. Por isso, Jesus repreendeu a Pedro, e hoje, também nos exorta.
Existem pessoas que não conseguem ouvir alguém falar e permanecer em silêncio. Era o caso de Pedro. E nesse ímpeto de falar o que lhe vem à cabeça, ele às vezes acertava e às vezes errava feio. Nesta mesma passagem do Evangelho Pedro agiu movido pelo Espírito Santo, e após alguns minutos agiu movido pelo inimigo de Deus. E veja só: quando o grande apóstolo repreendeu Jesus por ter falado que deveria sofrer, morrer e ressuscitar, ele [Pedro] deve ter expressado o que muitos dos outros discípulos estavam pensando, mas não tinham coragem de dizer. Da mesma forma que no lava-pés, e na transfiguração de Jesus. Pedro é aquele, dentre os discípulos, que sempre vai receber as críticas e os elogios primeiro, pois é a partir das suas falas que os outros vão aprender, inclusive nós!
Como Mestre, Jesus sabia que alguém como Pedro era muito bom para se ter como discípulo, pois este era aquele que interagia, para o bem ou para o mal… mas por não ficar calado, dava outra oportunidade para o Senhor dar outro ensinamento! E essa era a especialidade de Jesus: aproveitar todas as situações para evangelizar.
A lição de hoje é para todos aqueles que se sentem incomodados quando são questionados diante de um público… Façamos como Jesus, aproveitemos a oportunidade para evangelizar, educar, ensinar, aprender, abençoar.
Você admite que, passar por sofrimentos e dificuldades, é próprio da missão do homem? – Você percebe quando fala o pensamento de Deus e quando fala o pensamento do mundo? – Você é uma pessoa paciente diante das dificuldades? – Qual é o objetivo da sua vida? – O que você estará disposto (a) a passar para alcançá-lo?
Pai, revela-me a verdadeira identidade de Jesus, Servo fiel, cuja vida esteve totalmente entregue em Tuas mãos. E dá-me a graça de, como Ele, ser fiel a Ti.
Padre Bantu Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário