
A Missa do Crisma é uma celebração muito bonita. Após a homilia, os padres, diante do bispo, fazem a Renovação das Promessas Sacerdotais. Em outro momento, dentro da Santa Missa, acontece a bênção dos santos óleos... O bispo, os padres e o povo de Deus, todos unidos numa única família, nessa celebração.Vale a pena participar da Celebração da Missa do Crisma.
Nossa Igreja é organizada! Nossa Igreja é linda.
Mais abaixo, em detalhes você vai ver a explicação dos santos óleos:
___________________________
Santos Óleos
Na Quinta-feira Santa, óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.
Sempre que houver celebração com óleo, deve estar à disposição do ministro uma jarra com água, bacia, sabonete e toalha para as mãos.
Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos.
Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia.
O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.
São abençoados os seguintes óleos: Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”.
É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.
________________________________________
Outra rápida explicação:
Missa dos Santos Óleos:
Na Quinta-feira Santa inicia-se o chamado Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico, que culmina na Vigília da noite do Sábado de Aleluia e na ressurreição de Jesus. Na Missa dos Santos Óleos, a Igreja recorda a instituição do Sacramento da Ordem por Cristo e faz a bênção dos óleos usados no Batismo, no Crisma e na Unção dos Enfermos. Também durante esta celebração, os padres renovam as promessas sacerdotais.
Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-pés: 20h00
Com a instituição da Sagrada Eucaristia, dom do Céu para os homens, e a instituição do sacerdócio, Cristo assegura a presença real e atual do Sacrifício do Calvário em todos os tempos e lugares. Sabendo que era chegada a hora de regressar ao Pai, Jesus lavou os pés dos discípulos antes da Última Ceia e lhes deu o mandamento do amor. Instituiu a Eucaristia como memorial da sua morte e da sua ressurreição e ordenou que eles a celebrassem, constituindo-os, então, sacerdotes.
Na liturgia da celebração, a Eucaristia é celebrada de forma solene, mas os cantos e símbolos não são tão festivos como na Páscoa e ao mesmo tempo inicia-se a introspecção da Sexta-feira Santa, pois “o Pai entregou o seu Filho para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). E o Filho se entregou voluntariamente. A Igreja rompe a austeridade quaresmal cantando “Glória”, na alegria de quem se sabe amado por Deus. De maneira sóbria e contrita, inicia-se a adoração ao Santíssimo Sacramento, com a procissão ao Sacrário, que fica exposto até o dia seguinte. No fim da cerimônia não há a bênção final, pois os fiéis ficarão em vigília durante todo o dia seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário