Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

sábado, 31 de agosto de 2013

13º Intereclesial de CEBs...

Além do local previamente definido para a realização do 13º Intereclesial das CEBs que, desta vez será em Juazeiro do Norte, terra do Padim Cícero, diocese do Crato, no Estado do Ceará, também foram escolhidos, pela Equipe Ampliada, tema, lema e cartaz de divulgação.

Assim, de acordo com notícia publicada no sítio da CNBB, o 13º acontecerá nos dias 7 a 11 de janeiro de 2014, tendo como tema: ‘Justiça e profecia a serviço da vida’, e lema: ‘CEBs, Romeiras do Reino no campo e na cidade’.


O Cartaz do 13º Intereclesial de CEBs
Uma Proposta e um olhar...

O Cartaz foi inspirado no traço da xilogravura presente na literatura de cordel e expressão típica da cultura nordestina.

No centro, encontramos a cruz do crucificado ressuscitado, de onde emanam as fitas votivas identificando as três pessoas da Trindade Santa, encontrando na outra extremidade a Palavra de Deus, experiência concreta de fé e vida.

Da cruz emerge também os raios da “terra do sol”, Juazeiro do Norte no Ceará, plantada sob o chapéu do romeiro que busca seu abrigo no Pai do céu. No chapéu encontramos no santinho devocionário o mapa da América Latina, indicando a unidade das CEBs antenadas no desafio da evangelização do campo e da cidade, contextualizada pela situação sócio-política dos tempos atuais.

Na aba do chapéu encontramos a memória do trem das CEBs, acolhendo o 13º vagão que chega de encontro a esta experiência de comunhão com as várias culturas presentes nos interecleiais.

Sob esta proteção e mística temos o movimento dos romeiros do Reino, comunidades de homens e mulheres, crianças e adultos, jovens e idosos, trabalhadores e desempregados da cidade e do campo, vocações religiosas e leigas, que unidas ao padrinho Pe. Cícero expressam em romaria que “gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares não importantes, conseguem mudanças extraordinárias”; demonstrando a grande certeza na esperança teimosa da flor do mandacaru que acreditamos na justiça e na profecia a serviço da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário