Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Diocese de Mossoró participa da 5ª Semana Social Brasileira



Pastorais sociais, organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e movimentos sociais, estarão reunidos em Brasília, entre os dias 2 e 5 de setembro de 2013, no Centro Cultural de Brasília (CCB), para a realização da 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB), que tem como tema “O Estado que temos e o Estado que queremos”. Mais de 250 pessoas participarão do evento que recolherá os resultados dos seminários que aconteceram em todo território nacional, desde o ano de 2011.
Um dos principais objetivos desta Semana Social é mobilizar a sociedade brasileira, a partir das comunidades eclesiais, dos movimentos sociais, das pastorais, dos organismos e das forças transformadoras da sociedade, através de uma reflexão crítica das estruturas do Estado, com o propósito de questionar sobre a serviço de quem elas atuam. Outra proposta deste encontro é a de reforçar os mecanismos de controle do Estado, mediante a ampliação e universalização da democracia participativa e direta, para além da democracia representativa.
As Semanas Sociais Brasileiras, promovidas pela CNBB, sob responsabilidade da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz, em parceria com os movimentos sociais, se iniciaram na década de 1990.
A 5ª SSB pretende contribuir na construção de canais efetivos e de controle do Estado. Como nas quatro semanas sociais anteriores, os participantes debaterão as opções políticas, econômicas e sociais do Estado e suas consequências diretas na vida da população brasileira, sobretudo, dos pobres, e no meio ambiente, avaliando sua sustentabilidade no presente e para as gerações futuras, balizadas pela proposta do Bem Viver. Portanto, discute a construção de um Estado que esteja a serviço da sociedade civil, a fim de que esta promova o bem comum, garantindo um Estado politicamente democrático, economicamente justo e sustentável e socialmente solidário. De nossa Diocese de Santa Luzia de Mossoró irá o Pe. Talvacy Chaves - Administrador Paroquial de Nossa Senhora de Fátima de Mossoró-RN. 
Entenda o processo:
Diante das constantes denúncias de corrupção de agentes do Estado brasileiro, em março de 2010, a CNBB, como uma forma de contribuir com o debate crítico sobre tal situação, publicou o Documento 91 – Por uma reforma do Estado com participação. Desde então, as pastorais sociais, os organismos vinculados à CNBB e os movimentos sociais, se sentiram motivados a promover a 5ª SSB para aprofundar o debate sobre o Estado. Em abril de 2011 a 49ª Assembleia da CNBB, em Aparecida, São Paulo, aprovou, por unanimidade, a realização da 5ª SSB. Sua realização foi confiada à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz. Nesse sentido, foi apresentada uma agenda específica: agosto de 2011 – Lançamento no Seminário Nacional das Pastorais Sociais e Organismo, em Brasília; outubro de 2011 –Divulgação para a imprensa dos instrumentos teóricos e metodológicos; abril de 2012 – Debate com os bispos na 50ª Assembleia Geral da CNBB; abril/ setembro de 2012 Realização das Semanas Sociais nas Dioceses e Regionais; agosto de 2012, Seminário Nacional, em Brasília; junho de 2013, Seminário Nacional sobre o Bem Viver; e a 5ª Semana Social, de 2 a 5 de setembro de 2013, em Brasília.
Serviço
5ª Semana Social Brasileira
Onde: Centro Cultural de Brasília – CCB – SGAN 601 – Módulo “B” Asa Norte – Brasília/DF.
Quando: 2 a 5 de setembro de 2013
Contatos: Francisco Vladimir, assessor de comunicação da 5ª SSB (85) 9969.7804, Padre Nelito Dornelas, da coordenação da 5ª Semana Social Brasileira e assessor da CNBB (61) 8187.1303, Padre Ari Reis, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz (61) 8105.1968.
fonte: http://www.semanasocialbrasileira.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário