Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

"Vem participar das alegrias do Teu Senhor"



O Padre Raimundo Benevides Gurgel, filho de Francisco das Chagas Gurgel e Ângela Benevides Fernandes, nasceu no Sítio Igarapé no município de Caraúbas/RN. Filho de agricultor, ele ajudou nas lutas de casa e nos trabalhos do campo. Aprendeu desde criança a amar a terra onde nasceu, embora muitas vezes castigada pelas secas.

Por falta de escola na terra natal, para começar os estudos, teve que sair de casa e passou a morar com o avô paterno o Sr. Lourenço Gurgel do Amaral, na fazenda Ursulina, município de Caraúbas/RN. No Grupo Escolar Língua de Vaca, na Várzea, o menino Raimundo Benevides Gurgel cursou dois anos do primário. Saindo da fazenda Ursulina, foi morar com a tia, a Sra. Nazinha, em Caraúbas, continuando seus estudos primários.

Os sentimentos religiosos de sua mãe marcaram-lhe a infância. Com 9 anos incompletos, fez a primeira comunhão no dia em que seus pais celebravam a missa em comemoração aos seus 10 anos de casamento, que ocorreu na sala da casa do sítio.

Com os pais, morando noutro sítio, perto da cidade, concluiu o primário e fez o Curso de Admissão. Nessa época, cai-lhe nas mãos uma propaganda dos Salesianos. Gostou do convite e quis conhecer a organização, viajou para Recife, sede dos Salesianos do Nordeste do Brasil. Consulta o pároco da cidade e os pais. Mesmo sentindo a partida e a ausência do filho, os pais concordaram.

Em fevereiro de 1949, com outros adolescentes, parte para Recife. De lá vai até Jaboatão, onde foram recebidos e submetidos a um exame. Tendo passado neste exame foi mandado para o Aspirantado Salesiano do Recife, que funcionou por vários anos no Colégio Salesiano Sagrado Coração, naquela cidade. No Colégio Salesiano Sagrado Coração fez o curso ginasial. No dia 31 de janeiro de 1954, professa os votos de pobreza, castidade e obediência, na Congregação Salesiana. Neste mesmo ano, viaja para São Paulo, vai para a cidade de Lorena, onde cursa os estudos filosóficos na Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras.

Volta para Natal e assume a sua nova missão: trabalhar com adolescentes. Começa neste período a sua experiência de professor. A etapa do tirocínio dura três anos. Terminado este período, viaja para São Paulo para começar os seus estudos Teológicos no Instituto Teológico Pio XI, na Lapa, capital paulista. Depois viaja para a célebre cidade de Salamanca, Espanha, cidade medieval, culta e religiosa, para licenciar-se em Teologia Dogmática.

No dia 1º de dezembro de 1965, o Padre Benevides celebra a sua primeira missa em Caraúbas, sua terra natal, ladeado por seu primo Monsenhor Raimundo Gurgel, que na ocasião comemorava 25 anos de vida sacerdotal. Terminados os festejos, ainda celebrou algumas missas no Igarapé e adjacências.

Nos fins de 1973, viaja novamente para Europa, vai para Roma, fez o curso de Ciências da Educação com especialização em pastoral catequética.

Em 1976 volta para o Brasil, fixando residência em Recife. Em 1980 é nomeado Diretor do Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, onde foi aluno dos anos 1949-1952. Nos fins de 1981, veio a nomeação para ser Inspetor, ser o Superior dos Salesianos do Nordeste do Brasil, na área que vai da Bahia ao Ceará. Fica no cargo por seis anos.

Em 1990, por ocasião dos seus 25 anos de sacerdócio, a paróquia de Caraúbas e a família prestaram-lhe sentida e reconhecida homenagem. Foram duas festas. Uma na paróquia e outra no Igarapé.

Em 1994, ano do centenário da chegada dos Salesianos no Nordeste é mandado como Diretor do Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife. Comemora, com vários eventos ao longo do ano. Seu mandato durou nove anos. Neste período nasce a Faculdade Salesiana do Nordeste (FASNE), funcionando no mesmo colégio, onde o Padre Benevides foi o seu primeiro Diretor.

No ano de 2003, deixa a direção do Colégio do Recife. Assume outra, a da Casa Sede da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, em Recife, onde permaneceu até o seu falecimento.

Padre Benevides faleceu hoje, às 13h30min na cidade de Recife.

5 comentários:

  1. Deus nos deu Deus nos tirou, louvado seja o nome do SENHOR. Carmelita eCarmisete ex CJC Caetite\BA

    ResponderExcluir
  2. Blandina Gurgel e familia residentes em Macapá, AP, lamentam o falecimento do Padre Benevides ocorrido hoje em Recife, PE.Enviam condolencias aos irmãos e demais familiares do Padre Benvides.
    "O Senhor é meu pastor nada me faltará"

    ResponderExcluir
  3. Pe. Benevides, o "tio Bené", como meus filhos carinhosamente o chamavam, era de um carisma marcante. Sua bondade transparecia em seus gestos e palavras. Benevides Gurgel: Um padre Salesiano que em vida mereceu nosso imenso respeito e hoje é digno de nossa reverência e doce lembrança. Saudades, padre!!! Christianne Müller e filhos (ex-alunos Salesianos)

    ResponderExcluir
  4. "O que vale a pena ser feito deve ser feito bem feito" o Pe. Benevides sempre repetia essa frase, e esta foi a sua forma de viver, fazer bem feito, viver de forma plena. Nós do CJC nunca nos esqueceremos do nosso "pai", Irmão e companheiro... Pe. Bené nos encontraremos na eternidade!!! Enquanto isso, morreremos de saudades. Andréa e Rejane CJC- PERNAMBUCO

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era muito jovem, não compreendia o Padre Benevides em muitas coisas e em outras eu o amava.
    Não entendia o motivo de tantos gritos, que ele dava nas pessoas que queria repreender. Convivi com ele um ano, como seminarista em Carpina. Muitas vezes ele era eufórico e outras vezes muito introspectivo.
    Ultimamente, eu estava comentando muito sobre ele. Sua maneira de ser, de ensinar e de repreender. Mas agora nos meus 35 anos de idade, eu estava compreendendo Bené, e tudo o que ele tinha feito. Veio de minha parte então o reconhecimento.
    Uma semana depois, soube a notícia que ele tinha falecido...
    Padre Bené, perdoa por não tê-lo perdoado antes.
    Estou descobrindo esta virtude somente agora.
    Muito obrigado por tudo e... Perdeu quem não te conheceu.

    ResponderExcluir