Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FAZENDA DA ESPERANÇA - SERRA DO MEL/RN

Fazenda da Esperança

Na entrada da fazenda existe uma grande placa que evidencia a ideia do lugar: dar esperança a outras pessoas.

A primeira sala, das muitas existentes no prédio, é de Maria Cecília, paulistana que há 25 anos, juntamente com seu marido, Valdir Gonçalves, se dedica a uma causa nobre: a recuperação de dependentes químicos no projeto Fazenda da Esperança.
Cecília é uma mulher simpática, que de dez palavras pronunciadas, intercala um "graças a Deus". Está no lugar há oito anos, quando resolveu desenvolver a ideia no Estado, recebendo a doação da localidade pelos Salesianos. "Quando chegamos aqui, encontramos as salas com mato, sujeira e a estrutura não estava boa. Juntamos alguns colaboradores e começamos a obra, com muita fé e coragem", fala, passando a mão no rosto e dizendo-se feliz "com a visita do jornal".
Tudo é muito organizado. A sala onde funciona a recepção, a divisão dos trabalhos, as alas onde ficam a capela - com um Jesus Crucificado - e as demais dependências, como a cozinha e a oficina. "Eles estão reformando uma estante para a biblioteca", diz. "Durante o dia fazemos as reflexões e depois eles vão ao trabalho, cada um desenvolvendo uma atividade, colhendo madeira para cozinhar em banho-maria as castanhas de caju; enquanto outro cuida da horta, um faz os pães e outro trabalha como pedreiro. Cada um desenvolve aqui seu dom particular e todos se ajudam", revela.
Essa é uma grande verdade. Na horta, por exemplo, é um interno quem planta, rega e cuida das hortaliças. Ibelonato Dias está na fazenda há quatro meses. Tem três filhos e muitas saudades. "Lá fora, no caminho em que andava, cheguei ao fundo do poço", revela, enquanto ara um pedaço de terra onde plantará alface. "Aqui não apenas encontrei um caminho de paz, de acolhimento, mas também a cura para a minha alma", fala, emocionado, mostrando o fruto de seu trabalho. "Todos os dias sinto saudades de minha família, mas eles compreendem o esforço que estou fazendo e minha luta para sair daqui melhor", comenta.
Criativo, Ibelonato passa as manhãs recuperando o terreno - um pouco difícil de cultivar devido a fatores climáticos - e colhendo hortaliças. "Aqui, além do caju, outra fruta que dá bastante é a acerola", frisa, mostrando a produção sempre crescente, e que se estende por uma boa parte do terreno reservado para o cultivo, ao lado de alguns dormitórios, onde os primeiros internos passam a fase inicial do processo de recuperação, que consiste em quatro: acolhimento, caminhar, abstinência e responsabilidades, fase em que o trabalho em equipe é um dos principais fatores.

UMA OBRA FILANTRÓPICA - Com mais de 100 hectares, a Fazenda da Esperança é considerada uma obra filantrópica, com estreita ligação com a Igreja Católica, recebendo, inclusive, padres para celebrações e acompanhamento do bispo.
Todas as orientações concernentes à religião são norteadas pela filosofia católica, mas Maria Cecília acrescenta que a entidade recebe qualquer pessoa que necessite de seus serviços e de internação. "Seja protestante, ou de outra fé. O nosso objetivo é recuperar essas pessoas através do amor. Só o amor, acredito, é capaz de fazer essa obra", fala, enquanto olha para um dos coordenadores e o aponta como um dos que ajudam a iniciativa. "Este é um exemplo de que o amor recupera as pessoas e dá novas esperanças", diz.
A Fazenda da Esperança não tem vínculos com qualquer tipo de grupo político. Poucos, também, são os representantes públicos que visitam o lugar. "Quase não os recebemos aqui. A prefeita Fafá Rosado foi dos poucos políticos que vieram. Ficou emocionada com o projeto e doou uma geladeira, uma mesa de ping-pong e um bebedouro. Foi um gesto muito nobre da parte dela", comenta, acrescentando que seria interessante um apoio do Estado, principalmente no que diz respeito a subsídios. A conta de energia da casa chega a R$ 1.800,00 e não há qualquer apoio no sentido de isentar o lugar da tarifa de energia elétrica.
A Fazenda da Esperança possui, hoje, 29 internos. Eles passam um ano em tratamento e depois, recuperados, voltam para o convívio da família e, alguns, ao trabalho que desempenhavam antes de entrar.

Beneficiamento do caju e produção do próprio alimento são ideias cultivadas em comum

Quase todos os produtos consumidos na Fazenda da Esperança são produzidos e beneficiados pelos próprios internos.
Dos mais de 100 hectares da propriedade, grande parte é cultivada com caju. Fruto popular na Serra do Mel e principal produto e meio de subsistência de muitas famílias do pequeno lugarejo, ele é aproveitado na fabricação artesanal de doce e beneficiamento da castanha. Há também a produção de biscoitos, pães, além da fabricação de polpas, que são armazenadas em freezers e consumidas durante as refeições. "Além da polpa de caju, fazemos polpa de acerola, muito farta devido ao clima. Mas em época de caju, todos os freezers chegam a ficar lotados", revela Gledson Fernandes, responsável pela fabricação das polpas.

FABRICANDO O PRÓPRIO PÃO - Com maquinário de uma padaria normal, a Fazenda tem um interno que sabe fazer pão. Romário Aldo diz que fabrica os pães de dois em dois dias. A produção é pouca, mas suficiente: são 90 pães. A produção é para consumo dos 29 internos. "Para mim foi um novo recomeço. Aqui me sinto bem e faço o que gosto", frisa Romário, enquanto brincamos com ele, testando seus conhecimentos acerca do nome: "Ele agora é deputado. Mas eu continuo fazendo pão e biscoito", fala, sorrindo e tirando do forno mais uma leva, resultado de seu trabalho.
Todos os produtos são colocados em uma cesta, que é repassada para a família do interno, a fim de que ela negocie. O resultado desse negócio sustentável retorna para a fazenda, com o objetivo de manter a estrutura. "Sabemos que é apenas simbólico", revela Maria Cecília, mas reconhecendo que muitos juntos são mais que um. "É uma forma autossustentável que encontramos", diz.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste.

8 comentários:

  1. como é que eu faço para enternar um dependente quimico. mais ele não aceita ser enternado e eu preciso muito enternar.mim de uma resposta com urgencia por favor

    ResponderExcluir
  2. eu fui fazer uma visita fomos muito bem recebidos por eles adorei conhecer e já estou morrendo de saudades de vocês.. bjs para todos e que todos se recuperem desse mal... que saim todos com a benção de deus

    ResponderExcluir
  3. e aew galera da serra do mel meu nome é marcos, e me aguardem porque estou chegando,fui um grande empresario mais nao aguentei o tombo do crack. em menos de um ano fui a falência gastei e perdi tudo que tinha, 'pra ter uma noção estava gastando media de 4.000 a 6.000 mil por mês, deçepcionei minha familia e estou envergonhado de mimha queda. quero mudar minha vida por completo quero conheçelos, estou ancioso de mais ..

    a vitoria é minha e sua pq Deus existe e nos sondas...


    Antonio Marcos. estou chegando

    ResponderExcluir
  4. mas eu sou um lutador e não vou desistir,
    perdendo é que se ganha pra poder vencer,
    por isso eu te peço,
    esculta essa oração,
    de alguém que apesar de tudo é adorador,
    que louva e anautece o nome do Senhor,
    e é sempre cantando que eu vou prosseguir.

    Antonio Marcos.

    ResponderExcluir
  5. quando tamos lar fazemos tudo, mais quado saimos a coisa e diferente,pois passei um ano, nâo caie,mas nimguem da fazenda procuraram saber se eu estava bem o nâo,porisso que eles tenha mais atençâo com os ES

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber com se faz para internar um dependente químico.Já visitei a Fazenda da esperança em são Paulo e achei o trabalho lindo!Tenho um sobrinho dependente químico e estou rezando para que o mesmo aceite a ajuda do internamento.Por isso gostaria de informações de como fazer para interná-lo se ele quizer.aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia meu nome é Rita Solange e tenho um irmão que é dependente químico, o mesmo esta com vontade de se livrar do vicio mas não consegue sozinho eu e toda minha família estamos precisando de ajuda, o que eu posso fazer para entrar em contato com essa casa de apoio?

    ResponderExcluir
  8. Amigos da fazenda esperança, preciso de esperança na minha vida e na vida da minha família, tenho um irmão dependente químico e precisamos interná-lo como faço se ele não aceita este tratamento, peço que me ajudem pelo amor de Deus e de Maria.

    ResponderExcluir