Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO

Depois de terem iniciado a construção da Igreja Matriz, os caraubenses ficaram interessados pela possibilidade de se criar a paróquia de São Sebastião do povoado de Caraúbas. Obtiveram logo o apoio das autoridades eclesiásticas que fizeram relatórios e declarações explicando ao poder legislativo da província do Recife as necessidades de se criar esta.

Manoel Jácome afirma que: “Recebendo a representação dos habitantes de Caraúbas, acompanhados dos documentos mencionados, a Assembléia Legislativa da Província do Recife que os submete à apreciação das Comissões de Estatísticas, Eclesiásticas e de Justiça. Essas comissões eram constituídas pelos Deputados: Pe. Francisco de Paula Soares da Câmara, Dr. Firmino José Doria, Dr. Francisco Xavier Pereira de Brito, Srs. Joaquim Bernardo de Sá Barreto e João Crisóstomo Bezerra Cavalcante de Albuquerque, que, aos 03 dias do mês de agosto do ano de 1858, apresentaram um projeto elevando a categoria de Matriz a Capela de São Sebastião do povoado de Caraúbas, da freguesia do Apodi".

Projeto esse que fora aprovado imediatamente, e a 1º de setembro daquele mesmo ano o Dr. Antonio Marcelino Nunes Gonçalves, Presidente da província, sancionava o aludido projeto que, convertido em lei, tomou número 408. Estava deste modo, concretizada a justa e legítima aspiração do povo de Caraúbas”.


A Paróquia realiza a tradicional Festa de São Sebastão, uma das maiores do nosso estado

Na atualidade a festa maior da Paróquia de São Sebastião é a festa em homenagem ao santo padroeiro, que ocorre no periodo de 10 a 20, com uma intensa programação religiosa e ao mesmo tempo uma programação social que acontece na praça dos festejos, localizada no marco divisório entre o centro da cidade e o populoso bairro Leandro Bezerra.

O Pe. Gerônimo está a frente da Paróquia de São Sebastião

Atualmente a paróquia é administrada pelo padre Gerônimo Dantas Pereira, sendo auxiliado por seminaristas, equipes de pastorais e movimentos que auxiliam o vigário em todas as atividades da paróquia, na cidade e na zona rural, num processo de evangelização muito forte. A movimentação paroquiana e religiosa se intensifica nas festas dos vários padroeiros dos bairros da cidade e comunidades rurais, durante todo o ano.

Durante a festa de São Sebastião, de 10 a 20 de janeiro, a cidade de Caraúbas recebe seus filhos amados que residem e trabalham em outras partes do planeta, bem como outras pessoas que vêm prestigiar este momento de fé e devoção ao mártir São Sebastião. São 10 dias de alegrias, fé, orações, devoção... momento para rever amigos, parentes, visitar a "terrinha".

Já está preparado para mais uma festa de São Sebastião. Este ano com o tema central da festa "Sob a proteção de São Sebastião caminhamos com Jesus", esperamos que todos participem com alegria e muita fé desta grandiosa festa do povo caraubense para seu exelso padroeiro São Sebastião.

CONVITE DA FESTA


Queridos fiéis devotos (as) de São Sebastião, há muitas maneiras de se preparar uma festa e principalmente de um santo mártir que temos muita devoção.
Há muitos modos de colocar-se diante do mistério da vida. Há tantas possíveis opiniões sobre essa festa que chamamos Festa de São Sebastião de Caraúbas – na terra das caraubeiras. A cada idéia, um sentimento. A cada olhar, uma conclusão. Em cada fiel, uma disponibilidade. Em cada devoto, um compromisso firmado com o padroeiro.
Durante os festejos, vamos construindo, a pessoa que somos refletindo o tema central da festa “Sob a proteção de São Sebastião caminhamos com Jesus”. E vamos assim favorecendo elementos para que a vida tenha a nossa expressão de cristão autêntico comprometido com o anúncio da boa nova, fazendo assim uma das mais provocantes descobertas: Que a vida dedicada a Deus tem um sentido sob quaisquer circunstâncias, mesmo as mais miseráveis.
Todos nós somos chamados a dar um novo sentido à vida, principalmente num período festivo celebrando nosso glorioso mártir São Sebastião que provoca tantas inquietações em seus paroquianos, tornando capaz de mudar a realidade existente, sendo forte o bastante para acreditar e construir uma comunidade fraterna, solidária, a serviço da felicidade dos outros!

Cordialmente,
Padre Gerônimo Dantas Pereira

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2011

Dia 10/01 – (Segunda-feira)
18hs – Procissão com a imagem de São Sebastião saindo do largo da Capela de Santo Antônio (Leandro Bezerra).
19hs – Missa de Abertura da Festa – Hasteamento das bandeiras.
Pregador – Padre Gerônimo Dantas

Dia 11/01 – (Terça-feira)
Tema – “Glorioso Mártir, protegei nossa paróquia”
Pregador – Professor Marcos Roberto
Noiteiros – Pastoral da Criança, Grupo de Escoteiros, Banda de Música “Maestro Joaquim Amâncio”, Teatro Arranha Céus, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 12/01 – (Quarta-feira)
Tema – “São Sebastião, olhai para nossa comunidade”
Pregador – Professor Canindé Costa
Noiteiros – Comunidades Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores, Conselho Comunitário do Leandro Bezerra, ATOS, EMATER, Centro Sabe Muito, Colônia de Pescadores, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 13/01 – (Quinta-feira)
Tema – “São Sebastião, proteção que desperta para melhorar o mundo”
Pregadora – Professora Iara Linhares
Noiteiros – Associação Theotônio Neves de Brito, Associação de Santa Terezinha, Família Maçônica, Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, PETI, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 14/01 – (Sexta-feira)
Tema – “São Sebastião, olhar que ilumina os corações”
Pregador – Gilvandro Jácome
Noiteiros – CDL, Comerciantes, Hospital Regional, Central do Cidadão, Infância Missionária, Pastoral da Acolhida, Acólitos, Catequese, Pastoral do Batismo, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 15/01 – (Sábado)
Tema – “São Sebastião, olhar que liberta, mudai a mentalidade dos homens de hoje”
Pregadora – Dra. Velúzia Gurgel
Noiteiros – Bancários, Grupo de Idosos, Lar Mestre da Vida, Ministros da Esperança, Pastoral da Juventude, Pastoral Litúrgica, Ministério de Música Mater Dei, Dança Litúrgica, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 16/01 – (Domingo)
Tema – “São Sebastião, olhar que transforma, ensinai-nos a promover a paz”
Pregador – Haroldo Gurgel
Noiteiros – Casais Paroquianos, APAE, SINDSPUMC, UERN, UFERSA, UVA, UAB, Ministros da Eucaristia, Terço dos Homens, Conferência Vicentina, Grupo Esperança Viva, Pastoral Carcerária, Pastoral Familiar, Dízimo, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 17/01 – (Segunda-feira)
Tema – “São Sebastião, olhar de defensor”
Pregadora – Tica Soares
Noiteiros – Caraubenses Ausentes, Ministério da Visitação, Imprensa, Radialistas, Blogueiros, PASCOM, Renovação Carismática Católica, AFICEL, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 18/01 – (Terça-feira)
Tema – “São Sebastião, olhar de intercessor”
Pregador – José Luciano
Noiteiros - Família Cabocla, Marchantes, Contabilistas, Apostolado de Mãe Rainha, Casa da Cultura Popular “Manoel do Violão”, Clube dos Poetas, Família Cachoeira, Feirantes, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 19/01 – (Quarta-feira)
Tema – “São Sebastião, olhar que evangeliza, ensina teu povo a viver na fé, caminhando na esperança e atuando no amor”
Pregadora – Tarcina Milley
Noiteiros – Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, Cartório Único de Notas, OAB, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Motoristas, Mototaxistas, Ciclistas, Atletas, Padrinhos e Madrinhas, Afilhados (as).

Dia 20/01 – (Quinta-feira)
6hs – Missa na Igreja Matriz – Padre Éder Jofre Marinho Araújo
10hs – Missa Solene da Festa (Dom Mariano Manzana)
16hs – Procissão de São Sebastião – Descerramento das Bandeiras – Show Pirotécnico

EVENTOS

 Dia 08/01 – (Sábado)
8hs – CIS – Reunião com pais e padrinhos dos batizados (Obs: Trazer o registro da criança)
20h – I Mártir Fest

 Dia 09/01 – (Domingo)
III Cavalgada com São Sebastião – Saída do Posto Imperial
10hs – Missa do Vaqueiro no Saia Rodada Park Show
12hs – Leilão da Cavalgada (Show com artistas locais e Lançamento do Livro “Nos caminhos do Senhor” do escritor caraubense Ilton Gurgel)

 Dia 14/01 – (Sexta-feira)
15h30min – Igreja Matriz – Casamentos Comunitários

 Dias 11, 15, 16/01 – Igreja Matriz
Dia 11 – 8hs – Batizado de Adultos
Dia 15 – 8hs – Batizado de Crianças
Dia 16 – 8hs – Batizado de Crianças

 Dia 15/01 – (Sábado)
16hs – Bingo de São Sebastião
21hs – Teatro “Companhia Arte na Veia” – Peça: “Em nome da fé”

 Dia 16/01 – (Domingo)
12h30min – AABB – Almoço dos caraubenses ausentes

 Dia 18/01 – (Terça-feira)
Leilão da Família Cabocla

 Dia 19/01 – (Quarta-feira)
15h30min – Procissão dos motoristas
Leilão de São Sebastião (Noite)

 Dia 20/01 – (Quinta-feira)
6hs – Igreja Matriz – Missa
10hs – Missa Solene da Festa
16hs – Procissão de São Sebastião
19hs – Show Pirotécnico

LEMBRETES – DIARIAMENTE

5hs – Alvorada
7hs – Missa – De 11 a 19 de Janeiro
12hs – Salva
15h – Reunião com os noiteiros
19hs - Novena

Nenhum comentário:

Postar um comentário