Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

domingo, 1 de setembro de 2013

HISTÓRIA DA IMAGEM DO GLORIOSO MÁRTIR SÃO SEBASTIÃO




Por volta do ano de 1760 chegava às terras caraubenses o Capitão Leandro Bezerra Cavalcante. Vindo da província do Cabo, em Pernambuco. O Capitão Leandro Bezerra era sobrinho da mulher do principal colonizador da região o Tenente General Francisco de Sousa Falcão, chegando aqui Leandro cuidou em contraí matrimonio com Ana Sousa Falcão filha do referido Tenente, indo fixa residência à margem direita do “Riacho das Caraúbas”, dando ali inicio a sua fazenda de gado.

No ano de 1792 o Capitão Leandro Bezerra sendo vitima de uma grande seca, vendo-se aflito por não ter água para matar a sede de sua gente e seu gado, recorre ao poder divino, sendo muito devoto e crendo na interseção do Glorioso Mártir São Sebastião, juntamente a sua mulher Ana, fez um voto ao referido santo, pedindo. “Que se não lhe faltasse água para o seu gado, mandaria erigir uma capela em sua homenagem”. A suplica foi atendida, conseguindo ele a graça desejada, cumpriu fielmente a promessa. Mandando vir do Engenho Muribeca – PE, uma imagem do glorioso Santo, entalhada em madeira e com fortes traços caboco, trazido pelos tropeiros em um carro de bois, chega à fazenda Várzea das Caraúbas a imagem pedida, onde em 1793 fora construída sua capela. A imagem foi exposta à veneração publica, e, ao redor da capela foram sendo construídas casas dando assim origem a um povoado que mais tarde seria a cidade de Caraúbas.

A imagem trazida por Ana Sousa e Leandro Bezerra, em cumprimento a sua promessa, encontra-se hoje exposta à veneração, na Igreja Matriz da cidade de Caraúbas – RN. A mesma é respeitada e venerada, principalmente pelos dessedentes de Leandro Bezerra, os (cabocos). Essa imagem é um marco da nossa história, pois é a única peça ainda existente desde o tempo do fundador do município. A imagem conta hoje com 220 anos e é conhecida como o São Sebastião velho, devido a Matriz ter algumas imagens do Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário