Seja Dizimista!

Seja Dizimista!

terça-feira, 22 de março de 2011

NOTÍCIAS DO VATICANO

Papa: é necessário ajudar famílias em dificuldade

Na consagração ao culto da paróquia de San Corbiniano all’Infernetto

ROMA, - "Dar a conhecer o rosto de Deus, ajudar as famílias em dificuldade": esta é a indicação dada por Bento XVI aos fiéis da paróquia de São Corbiniano, em um bairro ao sul de Roma e não muito longe de Ostia, consagrada ao culto nesse domingo.

Ao chegar à paróquia do ‘Infernetto' - assim chamada porque antigamente se fazia carvão nesse lugar -, o Papa foi recebido pelo vigário de Roma, cardeal Agostino Vallini, e por Dom Paolo Schiavon, bispo auxiliar do Setor Sul da diocese de Roma.

Em um breve discurso de saudação, o pároco de São Corbiniano, Antonio Magnotta, de 40 anos, disse: "Nós queremos ser, neste bairro, um sinal luminoso de laços cordiais e serenos, para tornar crível a honra inestimável de anunciar o Evangelho".

"Como pároco - acrescentou -, quero colocar em suas mãos as crianças e os jovens, tantos neste bairro, que são o coração e a medida desta paróquia. Quero colocar em suas mãos as famílias, em particular os pais: são eles que nos ajudam a lembrar do urso de São Corbiniano que, seguindo-o humildemente, suportou o jugo do caminho."

A figura de São Corbiniano é muito querida pelo Papa. O santo chegou, de fato, em 724, de Arpajon, perto de Paris, à antiga Bavária para anunciar o Evangelho, foi fundador e primeiro bispo da diocese de Freising e, portanto, antecessor do Pontífice alemão, que, de 1977 a 1982, desempenhou o cargo de arcebispo de Munique e Freising.

Além disso, no escudo pontifício de Bento XVI aparece a imagem do "urso de Corbiniano", que se refere a uma lenda relacionada com a segunda viagem do bispo a Roma, na qual um urso atacou e devorou ​​seu burro. Diz-se que, irritado pelo contratempo, o santo ordenou que o urso levasse a Roma a sua bagagem, antes de libertá-lo, uma vez chegado ao seu destino.

Em sua homilia, o Papa começou fazendo referência ao relato da Transfiguração, narrado no Evangelho do 2º domingo da Quaresma, explicando que "a vontade de Deus se revela plenamente na pessoa de Jesus. Quem quer viver segundo a vontade de Deus deve seguir Jesus, escutá-lo, acolher suas palavras e, com a ajuda do Espírito Santo, aprofundar nelas".

Depois, dirigindo-se aos fiéis, acrescentou: "Este é o primeiro convite que eu quero vos fazer, queridos amigos, com grande carinho: crescei no conhecimento e no amor de Cristo, seja como indivíduos, seja como comunidade paroquial; encontrai-o na Eucaristia, na escuta da sua Palavra, na oração, na caridade".

"A missão de cada comunidade cristã - continuou ele - é levar a todos a mensagem do amor de Deus, dar a conhecer a todos o seu rosto." Para isso, incentivou-os a "construir, cada vez mais, essa Igreja de pedras vivas, que sois vós", e a "fazer de vossa nova igreja o lugar no qual se aprende a ouvir a Palavra de Deus, a ‘escola' permanente de vida cristã, da qual parte toda atividade desta paróquia jovem e comprometida".

Em seguida, dirigiu a sua palavra às famílias, especialmente àquelas que estão "em dificuldade ou se encontram em estado de precariedade ou irregularidade". "Não as deixeis sozinhas, mas estai perto delas com amor, ajudando-as a compreender o autêntico desígnio de Deus para o casal e a família."

Finalmente, o Santo Padre se dirigiu aos jovens: "A Igreja espera muito do vosso entusiasmo, da vossa capacidade de olhar para frente e do vosso desejo de radicalidade nas decisões vitais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário